O MINI Countryman elétrico promete ser o próximo companheiro de estrada de quem procura uma alternativa mais amiga do ambiente. Com início de produção marcado para novembro de 2023, este é o primeiro modelo da marca a ser produzido na fábrica de Leipzig, na Alemanha.
Desde o lançamento da sua primeira geração em 2010 que o MINI Countryman tem conquistado adeptos em todo o mundo. Com a sua configuração de cinco portas e um interior versátil, o SUV compacto da MINI ganha agora a versão 100% elétrica.
O MINI Countryman elétrico promete uma viagem confortável, seja em ambiente urbano ou rural. Continua a ler e conhece o próximo modelo elétrico da MINI.
A nova geração do MINI Countryman é totalmente elétrica e conta com duas versões: o MINI Countryman E com 140 kW e 191 CV e o MINI Countryman SE ALL4, o primeiro veículo 100% elétrico da MINI com tração nas quatro rodas. No total, as duas unidades motrizes integradas no eixo dianteiro e traseiro geram 230 kW e 313 Cv. Já a sua bateria é de 64,7 kWh, garantindo uma autonomia estimada de 450 km.
Quanto às dimensões do Countryman elétrico, estas sofreram pequenas modificações com vista a melhorar o nível de conforto dos passageiros. Enquanto o comprimento aumentou 13 centímetros, chegando aos 4.429 mm, a altura aumentou quase 6 centímetros, contando agora com 1.613 mm de elevação a partir do solo.
O MINI Countryman Elétrico é o primeiro veículo da marca a ser produzido na fábrica “verde” da BMW em Leipzig, na Alemanha.
A produção do novo elétrico MINI conta com uma abordagem sustentável durante toda a sua produção. Isso inclui a ausência de elementos decorativos cromados no exterior e no interior do veículo e jantes de liga leve compostas por até 70% de alumínio reciclado.
Além disso, todas as superfícies em tecido, incluindo os tapetes, utilizam poliéster reciclado, obtido a partir de garrafas PET e restos de carpetes. Esta alternativa aos materiais tradicionais pode levar a uma redução de até 85% das emissões de CO2 ao longo de toda a cadeia de produção.
Em conjunto com o uso de energia verde, todas estas medidas traduzem-se num impacto ambiental inferior ao dos métodos tradicionais. Enaltece, também, o compromisso da marca em minimizar a pegada ambiental da próxima geração do modelo MINI.
Sabias que 1 em cada 5 MINI vendidos é elétrico? Pois é! E a marca não pretende parar por aqui!
O grupo BMW quer continuar a expandir a sua capacidade de produção de componentes elétricos na fábrica de Leipzig e tem prevista a adição de oito linhas de produção até 2024, um investimento de mais de 800 milhões de euros.
A descarbonização da produção, através da substituição de combustíveis fósseis por hidrogénio, é também um foco central da fábrica, que já é uma das mais modernas e sustentáveis do mundo na indústria automóvel.
Por enquanto, ainda não existe data para o lançamento do MINI Countryman elétrico. Até lá, convidamos-te a conhecer o MINI Countryman num dos Concessionários da Caetano Baviera.
Marca já o teu test-drive!