Sabias que podes personalizar o tejadilho do teu MINI com uma obra de arte? Pois bem, a MINI conhece a sua comunidade e o espírito único e irreverente que a caracteriza. Também por isso que, desde sempre, tem colocado ao teu dispor várias funcionalidades e opções de personalização, para que cada carro da gama MINI seja um reflexo das necessidades e gostos do seu condutor.
Agora, a marca foi mais longe, possibilitando a opção de personalizar o tejadilho – a parte de cima do carro, também conhecida como rooftop. Para isso, convidou quatro artistas nacionais a apresentar uma proposta – e, podemos dizer-te, são verdadeiras obras de arte!
Sob os temas de sustentabilidade e diversidade, a MINI propôs a quatro artistas plásticos contemporâneos portugueses que criassem uma ilustração para o tejadilho MINI. Além de respeitar o tema, os trabalhos deveriam ainda representar o trabalho e a estética de cada um.
E mais: as obras foram feitas a pensar no novo MINI Electric, um carro que conjuga o lado mais icónico da MINI a uma condução mais amiga do ambiente, isenta de emissões.
Para este desafio, os quatro artistas portugueses convidados pela MINI foram:
Ana Humana define-se como ilustradora, designer e artista visual e é nos cartoons e na banda desenhada que mais se inspira, adorando cruzar a ficção com o quotidiano.
Para este desafio, Ana Humana definiu a aceitação e a tolerância como essenciais para uma sociedade mais livre, unida e, sobretudo, mais plural. “La Danse” de Henri Matisse foi a sua grande inspiração, cujo resultado final nos remete para uma dança cheia de alegria.
Além de designer gráfico, André da Loba é também escultor e já trabalhou para diversas editoras e publicações internacionais. O seu estilo e estética são já reconhecidos por muitos, sendo uma referência nacional.
Para o rooftop MINI, André da Loba quis levar a diversidade e dinamismo da cidade para o topo do MINI. Para isso, apostou em cores vivas, de modo a representar as estruturas da vida urbana. O que achaste deste tejadilho?
Nascido em Cabo Verde, Fidel Évora cresceu em Portugal e foi através do grafiti que chegou ao Design Gráfico e, mais tarde, à pintura. Com um estilo forte, o seu trabalho é marcado por vários temas da atualidade.
Neste caso, a música do documentário “Mais Alma” da realizadora Catarina Alves Costa, foi a sua grande inspiração, assim como a questão da igualdade de oportunidades das mulheres africanas. No seu tejadilho, além de várias mulheres, Fidel Évora pintou, por cima, a letra da música.
Tamara Alves é artista visual e ilustradora, que tem explorando a construção do corpo humano – em especial das mulheres e do seu instinto animal – criando imagens fortes e com de impacto.
O seu rooftop MINI é uma representação de várias mulheres. Tal é notório nos vários tons de pele e nas várias camadas que constituem o rosto. A artista prova, assim, que é a diversidade o que mais nos enriquece!
O teu MINI é uma forma de autoexpressão. Na compra de um dos quatro tejadilhos, receberás também uma risografia.
Garante já o teu rooftop favorito, criado por um dos quatro artistas nacionais!